Equipe de Cristo significa que pertencemos ao time de Cristo, que estamos do lado de Cristo e colaborando com Cristo.
Cada um da equipe de Cristo tem uma função, tem um papel para desempenhar.
Quando um não faz o seu papel, a equipe de Cristo toda sai perdendo.
Quando não cumprimos o que Deus quer, somos o que a Bíblia chama de “Pedra de tropeço”.
Pedra de tropeço significa, literalmente, uma pedra em que nós tropeçamos. Estamos na caminhada rumo ao nosso crescimento espiritual. A cada dia vemos o que Deus quer para a nossa vida, e vamos caminhando para cumprir a vontade de Deus na nossa vida. As pessoas que caminham com Deus, pertencem a mesma equipe de Cristo e devemos ser auxiliados e auxiliadores desse caminhar.
Quando não caminhamos com Deus, somos a pedra de tropeço, ou seja, atrapalhamos a caminhada dos outros.
Não existe meio caminho, “o vosso falar seja sim sim não não; porque tudo o que passa disso vem do maligno” Mt. 5:37. Assim, não se pode estar um pouco com Deus, ou estamos totalmente entregues a Deus, ou estamos desviados do seu caminho.
Ao mesmo tempo, existem pessoas que acham que podem todas as coisas sozinhas e que não precisam do auxílio de ninguém.
Muitas pessoas, hoje, vivem a sua vida sem se preocupar uns com outros, sem ajudar um ao outro.
Cada um procura viver sua vida de forma independente; se surge, por exemplo, um acidente de carro, várias pessoas param para ver, mas ninguém pára para a ajudar.
Quando convivem juntos num mesmo ambiente, cada um tem seu próprio computador, sua televisão e etc...
Até nos banheiros encontramos agora essa individualidade, já existem casas onde cada um tem o seu próprio vaso e pia.
Ninguém mais deseja compartilhar nada, nem mesmo os filhos que ainda estão na casa com os seus pais.
Essa prática está levando a humanidade a uma vida de completa solidão, já que o homem está totalmente separado de Deus por causa do pecado.
Não é assim que Deus nos ensina quando diz: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa" Eclesiastes 4.9-12.
É melhor serem dois; até mesmo para o homem pecador ter sua esposa como companheira, e compartilhar com ela todas as coisas: "E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele" Gênesis 2.18. É melhor ter um vizinho perto, com quem se possa contar, do que alguém da família que esteja longe: "...melhor é o vizinho perto do que o irmão longe" Provérbios 27.10.
É melhor ter um amigo com quem se possa confiar um segredo: "O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial" Provérbios 27.9.
Mas há algo que é melhor do que ter tudo isso: ter uma companheira idônea, um bom vizinho, ou um nobre amigo; melhor mesmo é conhecer o verdadeiro amigo, e ter comunhão com Deus: "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer" João 15.13 e 15. "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor" I Coríntios 1.9.
Com Deus teremos um companheirismo eterno, porque estaremos para sempre com o Senhor: "...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mateus 28.20. Quem crê em Deus, e está com Deus, nunca mais estará só, ainda que todos o deixem: "Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me" II Timóteo 4.16-17; este nunca conhecerá a solidão: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" João 14.1-3.
Com Jesus jamais teremos solidão; com Deus nossa comunhão cresce, porque Ele nos faz conhecer e ter comunhão também com o Pai: "E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja" João 17.26; e também com todos os filhos de Deus: "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo" I João 1.3.
Em Cristo, temos uma grande família, para o todo sempre: "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis" Apocalipse 21.1-3. Amém.
O que aprendemos com tudo isso? Que não podemos ser ilhas. Deus nos fez dependentes uns dos outros. Para nos ajudarmos mutuamente, nos alegramos e chorarmos uns com os outros. E ainda mais para aqueles que são membros do corpo de Cristo. Temos que estar todos juntos, unidos e em comunhão, para que o nome de Cristo seja propagado aqui na terra.