A hora da Reforma?

Gostaria de começar o dia de hoje de joelhos, orando. (Sim, você pode não estar vendo, mas eu estava de joelhos quando resolvi escrever esse texto)
Minha oração hoje vai pela intercessão de duas pessoas, a primeira pela coletividade dos membros da Igreja Católica Apostólica Romana. Não sou católico, não compartilho de muitos dogmas católicos e, inclusive, tenho, na firmeza da minha fé e razão muitas questões sobre as quais discordo veementemente da igreja romana.
Mas em todo lugar onde o nome de Cristo seja invocado, carrego, dentro de mim, um carinho. Oro para que Deus tenha misericórdia da instituição romana, que as pessoas não busquem referências lá que não sejam outras além do Deus vivo e do seu filho unigênito que morreu na cruz, mas que ressuscitou ao terceiro dia e vivo está.
A igreja romana não é, nem nunca foi a única instituição cristã, os anabatistas, por exemplo, existem desde a igreja de Atos.
Todavia, a igreja romana conseguiu estabelecer-se como um corpo denso e organizado, centralizado na pessoa do ocupante da praça de São Pedro. Essa referência, sem digressões históricas, fez da igreja uma instituição forte, rica e poderosa, sobre as mãos de um homem.
Penso, dentro da minha pequenez, que é possível um voltar-se a Deus, um abandonar da instituição de modo a que o Senhor seja o regente da Curia Romana.
Não imagino-a sem seus cargos e doutrina, bem como não imagino que lá dentro não haja muitos homens real e efetivamente voltados à voz de Deus, mas espero que esses homens sejam ousados, tenham dentro de si a inquietude de transformar-se em regra esse anseio.
Que Deus os abençoe de tal modo a que eles vejam, realmente, a vontade de Deus, não para a igreja, mas para cada um dos membros dessa igreja.
O segundo foco da minha oração é pelo papa emérito Bento XVI. Li muito sobre ele nos últimos dias e tenho visto o seu gritante e silencioso voto de protesto. Tenho visto sinais de compromisso com a vontade de Deus e com cuidado de Deus, notei que ele é muito mais que o grande teólogo, mas alguém que colocou sua teologia em prática, dentro dos limites que a instituição e a situação lhe permitiram. Tenho intercedido pelos ombros desse homem que carregou um peso grande, mas, principalmente, oro para que ele possa ter deixado um legado de comunhão e de busca a Deus, para que o tempo que o Senhor ainda reservou a ele seja um período em que ele possa dizer que "combateu o bom combate e agora pode guardar a fé".
Que Deus o abençoe, padre.