Capinar é preciso

Muitas vezes em nossa vida, precisamos capinar a erva daninha que nos afasta de Deus. Capinar significa “tirar o capim”.
Quando o agricultor planta a sua produção, no tempo certo, com o devido conhecimento, a chance de que a multiplicação venha é grande. Quando é no campo de Deus, sabemos que ela virá, a seu tempo, mas virá.
O que não podemos esquecer é de permanecermos vigilantes, retirando todo mal que surja neste percurso.
Seria muito fácil lançar a semente ao solo e entregar-se na presença do Senhor, esperando a benção do fruto vir.
Muitas pessoas usam a expressão “descansando no Senhor” como uma forma de comodidade. Não entendem que descansar em Deus significa fazer a minha parte e ter a confiança de que Deus, a seu tempo fará o que lhe cabe. Descansar em Deus significa não atropelar a obra do espírito e crer que Deus sabe quando, como e onde agir e que eu preciso descansar nele no sentido de estar totalmente entregue e pronto.
A vigilância em busca da benção tem que ser efetiva e constante. Apocalipse 16:15 traz a recomendação da volta de Jesus – “Eis que venho como ladrão. Bem - aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.”. Esse ladrão a que a Palavra se refere significa que não há previsão, não há hora, mas devemos estar plenamente prontos para este momento.
O ramo que não dá frutos (João 15:6), o joio que amarga o trigo (Mateus 13:37 e 38), o gafanhoto peregrino, o gafanhoto devastador, o gafanhoto devorador e o gafanhoto cortador (Joel 2:25). Estes são os inimigos do cultivador da obra de Deus. Que podem ser mais facilmente detectados quando estamos vigilantes.
Ao descuidarmos, damos a legalidade para um pequeno hábito pecaminoso, neste instante, abrem-se as portas para que o mal se plante. E é preciso livrar essa erva daninha ainda no começo, antes que ela se enraíze em nossas vidas.
A legalidade é dada quando quebramos os princípios espirituais da Palavra. Fora das escrituras, damos lugar ao Diabo, damos legalidade para fazer a sua obra na nossa vida. Satanás necessita legalidade para agir, adquirir o direito de poder estabelecer a sua vontade na vida da pessoa. Por tanto, somos nós que damos a permissão a que ele destrua.
É por isso que ele vive rodeando-nos e rugindo; buscando quem possa tragar, ou seja procurando cristãos que lhe concedam a legalidade de agir em suas vidas, por causa da desobediência à Palavra.
Essa astúcia é a arma típica de Satanás, mas Deus, por sua glória, já nos advertiu: “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.” 2ª Coríntios 11:3.
Ao mesmo tempo, Deus nos deu a ferramenta necessária para que essa corrupção não acontecesse em nossa vida. Bem clara é a mensagem de Lucas 4:6: “E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.”
O que precisamos entendemos é que “Todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus” (Romanos 3:23). E somos lembrados do nosso velho passado a todo instante. As velhas coisas, que já passaram e já foram perdoadas por Deus, com a conversão, são trazidas a memória e usadas para nos envergonhar e nos afastar de Deus. Quando estamos vigilantes, notamos que isso é uma armadilha de Satanás e podemos repreender. Quando não estamos vigilantes, isso esfria o nosso amor.
O amor de Deus, sua imensa misericórdia e o Sacrifício voluntário do Cordeiro de Deus (Jesus), é capaz de nos fortalecer para que vençamos qualquer dificuldade. Mas é menos doloroso corrigir um erro no começo, quando ainda não é um hábito estabelecido. A erva daninha pode se capinada facilmente logo quando surge, ao final, é preciso muito mais trabalho e muitas vezes o quadro é irreversível, perdemos aquela colheita; ou, perdemos aquela benção.
Então, a palavra-chave disso tudo é que precisamos estar vigilantes.
A erva daninha da nossa plantação (o pecado) nos afasta de Deus, o pecado turva a nossa comunicação com Deus. Por isso que Isaias, cap 55: 6 e7, nos advertiu, profetizando: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”
Não há uma ou duas recomendações de vigilância para a nossa vida, há várias, algumas: 
Colossenses 4:2 “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;”
1ª Coríntios 16:13 “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.”
Lucas 12:37 “Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.”
1ª Pedro 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”
Há uma palavra de consolo. Por mais que doa, ainda há tempo, para aquele cujo sopro de vida ainda não saiu por suas narinas, este ainda pode ser curado, restaurado. O amor de Deus, o sacrifício de Jesus e a presença do Espírito Santo são capazes de tomar a tua vida e te fazer uma nova pessoa. Não esqueça de Mateus 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Façamos uma catarse, analisemo-nos naquilo que precisamos ser restaurados, curados, libertos em nome de Jesus e aí, já limpos e apresentáveis, cuidemos para assim permanecer firme nas promessas.
Nós fomos separados para vivermos a plenitude de Deus em nossas vidas e temos a capacidade (como uma benção do Espírito Santo) de discernir o que é certo e o que é errado e devemos buscar aquilo que agrada a Deus e permanecermos firmes nesse caminho.
Um hino que eu gosto muito é “Firme nas Promessas” (HC 107), que diz:
 
Firme nas promessas do meu Salvador,
Cantarei louvores ao meu Criador;
Fico pelos séculos do Seu amor,
Firme nas promessas de Jesus.
 
Firme, firme,
Firme nas promessas de Jesus, meu Mestre;
Firme, firme,
Sim, firme nas promessas de Jesus.
 
Firme nas promessas, não irei falhar,
Vindo as tempestades a me consternar;
Pelo verbo eterno, hei de batalhar.
Firme nas promessas de Jesus.
 
Firme nas promessas, sempre vejo assim,
Purificação no sangue para mim;
Plena liberdade gozarei sem fim.
Firme nas promessas de Jesus.
 
Firme nas promessas do Senhor Jesus,
Em amor ligado com a Sua cruz.
Cada dia mais alegro-me na luz.
Firme nas promessas de Jesus.